Planejamento Previdenciário para evitar surpresas e ter uma aposentadoria mais tranquila

A proximidade do pedido de aposentadoria é uma conhecida causa de angústia e nervosismo em pessoas com 50 anos ou mais. Muitos adiam este momento com receio de não ter completado os requisitos mínimos ou, simplesmente, por medo de trilhar a “Jornada da Aposentadoria”. Estar bem orientado e fazer um planejamento previdenciário ajuda a anular os medos, evitar surpresas e ter uma aposentadoria mais tranquila e vantajosa.

Não existe idade mínima ou máxima para fazer um planejamento previdenciário, porém, quanto mais cedo for realizado, maiores podem ser os benefícios. O planejamento previdenciário busca por diferenciais que possam aumentar significativamente o valor do benefício e evitar surpresas infelizes ao segurado do INSS ou servidor público beneficiário de um Regime Próprio de Previdência (RPPS). Um bom planejamento pode fazer o aspirante a aposentadoria ganhar tempo e considerar diversos períodos de contribuição que podem estar adormecidos, esquecidos e desprezados, além de contemplar mudanças na legislação, reformas previdenciárias e entendimentos jurisprudenciais.

Nos últimos 30 anos, o Brasil passou por seis reformas previdenciárias. A mais recente, em novembro de 2019, mudou as regras de aposentadoria drasticamente. Nessa última reforma da previdência deixaram de existir alguns tipos de aposentadorias, como a Aposentadoria Especial e a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, no entanto, assim como nas outras reformas, muitos tem direitos adquiridos que devem ser contemplados no cálculo da aposentadoria, afinal, fazem parte da sua jornada.

Ao realizar um planejamento previdenciário com um especialista no assunto, o segurado tem a certeza de estar considerando todas as regras que o beneficiam, e pode ter isso registrado por escrito, por meio do parecer previdenciário. No planejamento previdenciário o segurado é orientado sobre os melhores caminhos a seguir para pagar um valor adequado em contribuições e pelo período correto, proporcionando economia de tempo e dinheiro.

As orientações estratégicas do previdenciarista são um mapa para quem vai trilhar a Jornada da Aposentadoria em busca de uma aposentadoria tranquila. O planejamento previdenciário é uma análise estratégica das informações do contribuinte do INSS ou RPPS, quando realizado por um profissional experiente e atualizado, se torna um mapa detalhado para determinar o melhor momento para solicitar a aposentadoria, mirando sempre em um benefício mais vantajoso e menor tempo de contribuição.

Ao realizar o planejamento previdenciário do cliente, nossos advogados especialistas em direito previdenciário analisam o passado do contribuinte e sua situação atual, projetando o futuro até a sua aposentadoria. Uma análise completa envolvendo idade, tempo de contribuição, carências e regras de transições entre regimes previdenciários.

Para dar início a sua Jornada da Aposentadoria e saber mais sobre o Parecer Previdenciário, entre em contato com nossa especialista pelo WhatsApp (61) 99636-3342.

Dra. Cecilia Olivieri e Jorge

Dra. Cecilia Olivieri e Jorge

Advogada graduada pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Faculdade Infoc e Direito Público pela faculdade Unyleya. Especialista em Planejamento Previdenciário junto ao RGPS e ao RPPS há 7 anos.